A Razão N* 1 Pela Qual Um Food Truck Pode Falir

Postado em 08/10/2015 Categorias:  Dicas

Gustavo sempre quis ser empreendedor e teve a ideia de unir a sua paixão pela cozinha com um novo negócio e abrir um Food Truck.

 Alguns meses depois já estava com tudo comprado, cardápio feito (quem não gosta de pizza?) e Food Truck na rua. Na primeira semana, poucas vendas, mas ele pensou que era normal. O início é sempre difícil. Depois de um mês nada mudou e no terceiro mês já era financeiramente inviável continuar.

 Conhece alguma história assim? Consegue identificar o principal erro do Gustavo?

Parece até óbvio, mas na hora de colocar as ideias em prática e na ansiedade de ver o negócio dar certo, muitos se esquecem do mais importante: PLANEJAR! E são a falta de planejamento, de pesquisa e de informações as principais razões pelas quais um Food Truck acaba falindo.

Sem tudo isso não existe um plano de negócios consistente e as chances de você se dar mal aumentam significativamente, porque tudo será feito sem nenhum embasamento ou somente de acordo com a sua intuição – que nem sempre vai acertar.

Por isso, concentrar-se em criar um plano de negócios que seja consistente e te ajude a colocar todas as suas ideias em prática de forma organizada e estratégica é essencial para o sucesso.

Reflita sobre a sua ideia: para descobrir se o seu Food Truck é realmente uma boa oportunidade de negócio um bom começo é utilizar o modelo Canvas. Preencha todas as colunas para verificar se vale mesmo à pena investir e para validar a sua ideia. Assim você também vai conseguir ter uma visão bem geral e estratégica do que virá pela frente.

Busque muitas informações: conhecer muito bem o mercado é essencial para a elaboração de um bom plano de negócios. Comece pesquisando sobre o perfil do seu consumidor e também faça uma análise dos seus concorrentes. Assim, você vai conseguir tomar decisões de forma mais rápida e sempre pensando no seu cliente e consequentemente, no resultado final.

Use ferramentas: existem muitas maneiras de montar um plano de negócios utilizando ferramentas gratuitas. O software Plano de Negócios do Sebrae, por exemplo, é indicado para futuros truckeiros que têm uma ideia de negócio, mas não sabem se ela é viável.

Agora você já sabe que entender do mercado, sobre finanças e sobre o negócio em si é essencial para o sucesso. Tome cuidado para não se deixar levar pelo entusiasmo característico dos novos empreendedores porque ele pode ser responsável pelo seu fracasso. Use toda a sua motivação de forma inteligente e saiba que o mundo dos negócios não é lugar de brincadeiras!

 

Fonte: Instituto Food Truck

 Comentários

Cadastre-se em nossa newsletter

Quer saber tudo que tá rolando semanalmente? Coloque seu e-mail abaixo e não fique fora dessa!

Quer perguntar algo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Tem um Foodtruck e quer maiores informações? Entre em contato!

Cadastrar um Foodtruck Anunciar Quero um Foodtruck

2015 © FoodTruckJa.com, Agência Digital Infinitta. Alguns direitos reservados. Termos de uso e Privacidade. O acesso e uso deste site sao permitidos somente em conformidade com os termos e condicoes aqui contidos.